Como o coworking está ajudando as empresas a se reinventarem

Produtividade

Confira no final deste artigo a entrevista de David Issa, diretor da Locus, à Rádio Trianon e entenda como o coworking tem ajudado as empresas a se reinventarem, reduzirem custos e aumentarem sua produtividade.

Como o coworking está ajudando as empresas a se reinventarem

Como o coworking está ajudando as empresas a se reinventarem

Prever o futuro é uma coisa complicada. Em 1955 o inventor americano Alex Lewyt acreditava que aspiradores de pós movidos a energia atômica seriam uma realidade dentro de dez anos. E em 1959 o diretor dos correios dos Estados Unidos acreditava que correspondências entre Nova Iorque e Austrália seriam entregues em questão de horas por mísseis teleguiados. Ambas as previsões se mostraram, obviamente, equivocadas – apesar de hoje já termos drones entregando encomendas.

Mas e quando falamos sobre o futuro do trabalho remoto? Apesar da tecnologia moderna nos oferecer a liberdade de trabalhar de qualquer lugar e a qualquer hora, muitos profissionais estão sentindo a necessidade de voltarem para os escritórios.

Não qualquer escritório, mas um espaço de coworking dedicado – um hub com ambiente criativo que oferece estações de trabalho e salas de reunião para trabalhadores remotos, empreendedores, freelancers, profissionais liberais, startups e pequenas empresas.

Considerando que muitos funcionários conquistaram com sacrifício o direito de trabalhar em casa, em seus home-offices, o coworking pode parecer um retrocesso. Afinal, ele requer a locomoção até o local de trabalho e o pagamento de uma mensalidade pelo uso do espaço.

Mas o coworking oferece muitas vantagens sobre o home-office, como menos distrações, internet mais rápida, a chance de fazer novos contatos de negócios e conhecer novas pessoas.

Como o coworking beneficia as empresas?

Com o que vimos nos parágrafos anteriores, podemos entender por que uma pessoa deixaria seu home-office para trabalhar em um coworking. Mas por que uma empresa eliminaria suas instalações físicas e realocaria seus funcionários em espaços de coworking?

Além da evidente e enorme redução de custos no orçamento, pois a empresa deixa de arcar com gastos de infraestrutura e manutenção do ambiente de trabalho, os espaços de coworking possuem uma atmosfera mais alegre e cheia de boas energias.

O coworking é projetado pensando no conforto e na produtividade de seus usuários. É algo muito diferente do que estamos acostumados nos escritórios tradicionais. Esses ambientes são um verdadeiro “turbo” para a produtividade dos funcionários, além de permitirem uma incrível troca de experiências com profissionais de outras áreas e segmentos.

Além disso, o coworking traz muitos benefícios para o RH de uma empresa. Pois o profissional que trabalha em um ambiente criativo e produtivo aumenta a satisfação e diminuiu a rotatividade dentro das empresas.

O crescimento dos espaços de coworkig está ligado à uma mudança de visão na forma como enxergamos o trabalho. Ele deixa de ser um lugar para onde temos que ir desempenhar uma tarefa e passa a se tornar um espaço flexível aonde desejamos ir para dar o melhor de nós.

O coworking é mais vazio do que uma livraria e mais silenciosos do que uma cafeteria. Além disso, o sentimento de colaboração e companheirismo é muito mais forte e presente do que para quem trabalha sozinho em casa.

Para entender mais sobre como o coworking está ajudando as empresas a se reinventarem, confira a entrevista que o Diretor da Locus, David Issa, concedeu à Rádio Trianon.

David Issa, diretor da Locus, fala à Rádio Trianon sobre como o coworking está ajudando as empresas a se reinventarem

Categorias

Arquivos

Share This